Tradução bíblica e evangelismo continuam em meio à crise no Sudão do Sul: ‘Orem por eles’

  • 27/03/2025
Tradução bíblica e evangelismo continuam em meio à crise no Sudão do Sul: ‘Orem por eles’
Tradução bíblica e evangelismo continuam em meio à crise no Sudão do Sul: ‘Orem por eles’ (Foto: Reprodução)

Em meio aos conflitos armados e uma possível guerra civil, cristãos afirmam que o trabalho evangelístico no Sudão do Sul continua.

A última onda de violência no país ocorreu no início deste mês quando uma milícia invadiu o quartel do exército sul-sudanês.

O governo respondeu com força e o caos se espalhou por toda a nação. Com isso, pelo menos 63.000 pessoas fugiram da capital. Dane, um missionário da organização cristã “UnfoldingWord” contou ao Mission Network News:

“O Departamento de Estado dos EUA emitiu um alerta de nível quatro para os americanos, que é o nível mais alto deles”.

“Eles dizem: 'Se você for para o Sudão do Sul, deve deixar uma amostra de DNA com seu médico para que ele possa identificá-lo mais tarde'”, acrescentou.

A prisão do vice-presidente do Sudão do Sul, Riek Machar, na última quarta-feira (26), criou um alerta internacional sobre a possibilidade de um retorno ao conflito civil no país. 

A ONU explicou que a ação coloca o país à beira de uma guerra generalizada. Um comboio de 20 veículos fortemente armados invadiu a residência de Machar em Juba, capital do país, para efetuar a prisão.

O incidente representa um aumento significativo das tensões que vinham crescendo nas últimas semanas no país.

“'Há crimes violentos como sequestros de carros, tiroteios e emboscadas. Estrangeiros foram vítimas de estupro, agressão sexual, assaltos à mão armada e outros”, relatou Dane.

E continuou: “O Departamento de Estado ordenou a saída imediata de pessoas que não representam serviços emergenciais de Juba devido ao aumento da criminalidade, sequestros e conflitos armados”.

Desde a independência do Sudão do Sul em 2011, o país tem enfrentado uma alarmante crise de pobreza e insegurança, que dificulta sua recuperação após a guerra civil. 

‘O evangelismo continua’

A missão UnfoldingWord treina e equipa cristãos locais para traduzir a Bíblia. No momento, missionários que trabalham com traduções no Sudão estão sediados no Sudão do Sul.

“A situação é bem séria, mas nossos parceiros estão trabalhando. Eles ainda estão traduzindo a Bíblia”, relatou Dane.

A organização está auxiliando parceiros sudaneses a usar tecnologia e softwares para otimizar a tradução para todas as línguas do Sudão. 

Além disso, evangelistas sudaneses estão incorporando a tradução da Bíblia em sua estratégia de plantação de igrejas. 

“Muitas vezes, ouvimos histórias de muçulmanos que se converteram durante o Ramadã porque Jesus apareceu em sonhos e visões e falou com eles. Assim, Cristo os direciona até uma pessoa que possui uma Bíblia em seu idioma e eles passam a lê-la”, afirmou Dane.

Por fim, a missão pediu: “Ore para que o Senhor use traduções da Bíblia em línguas minoritárias para apresentar Jesus às pessoas”.

A crise no Sudão do Sul

O conflito entre Riek Machar, ex-rival do presidente Salva Kiir, e o governo de Kiir foi exacerbado pelo desmonte gradual do acordo de divisão de poder, firmado após a guerra civil que devastou o Sudão do Sul entre 2013 e 2018, resultando em aproximadamente 400 mil mortes.

O acordo de paz de 2018 foi considerado um marco crucial para a estabilidade do país, mas sua iminente quebra ameaça novos derramamentos de sangue e a instabilidade regional.

A ONU condenou as ações das autoridades, afirmando que o ministro da Defesa e o chefe de Segurança Nacional, responsáveis pela operação, agiram de maneira inconstitucional ao invadir a residência de Machar. 

O comunicado também ressalta que a detenção ocorreu sem acusações claras, o que aumenta a incerteza sobre o futuro político do país.

A Missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS) expressou profunda preocupação com a detenção de Machar, alertando que a situação atual coloca o país em risco de um conflito generalizado.

Nicholas Haysom, representante da ONU no país, alertou que o rompimento do acordo de paz não só devastaria o Sudão do Sul, mas também teria consequências negativas para toda a região.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/traducao-biblica-e-evangelismo-continuam-em-meio-crise-no-sudao-do-sul-orem-por-eles.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes